conteúdo

Backstage • A importância de um bom equipamento de som

Sabemos que planejar um casamento é super complicado. Envolve um milhão de coisas que não conhecemos ou que não esperamos. Por isso, achamos importante explicar qual é a importância de se contratar um bom fornecedor de equipamento de som.



Você é fã de Fórmula 1? Pra quem acompanha e curte, sabe que além do próprio piloto, tem outras coisas que influenciam em uma boa performance na corrida. Exemplo: o Lewis Hamilton é um piloto incrível, já ganhou diversos mundiais e prêmios mundo afora... mas será que ele teria tantas vitórias se o carro da Mercedes Benz não fosse um dos melhores do mundo? Se não investissem em melhoria e tecnologia para desenvolver carros cada vez melhores? Mesmo que você não seja fã desse esporte, acredito que esse exemplo possa ajudar a fazer um paralelo para o tema que estamos tratando aqui.


No caso de um show, funciona da mesma maneira. A banda do seu casamento ou evento pode ser incrível, mas de nada adianta se os equipamentos de som forem ruins ou se não tiver equipamento suficiente.

Então, voltando ao básico, o primeiro ponto importante a saber é que: a banda e o fornecedor de equipamentos de som são dois fornecedores distintos, mas que devem trabalhar em perfeita harmonia. Por isso, quando fazemos uma proposta, geralmente recomendamos alguns fornecedores parceiros nossos, que já conhecem nossas necessidades e estilo de show.


Porém, também é possível o cliente contratar algum fornecedor de som terceiro, desde que este possa oferecer os equipamentos necessários. Cada banda tem uma lista de necessidades, que é apelidada de RIDER. Nesta lista, colocamos todos os equipamentos, marcas e modelos que precisamos para garantir um ótimo show.

Muitas vezes, por não entender o que contém dentro da lista, achamos que não faz diferença se contratar apenas metade dos equipamentos, mas, desde já, eu te garanto... essa lista faz TODA a diferença! O rider garante que faremos o show com uma Mercedes Benz e não com um carro antigo, que mal funciona direito e não passa de 60km/h.


Mas, afinal, o que há nessa lista?

Os músicos da banda são responsáveis por levar os próprios instrumentos, como: guitarra, baixo, teclado, bateria, etc. Já o fornecedor de som, levará equipamentos como: caixas de som que são voltadas para o público (public address, conhecidos como PAs), caixas de som que funcionarão de retorno para os músicos se ouvirem (monitores), cabeamento (metros e metros de cabos), microfones (um para cada tipo de instrumento e voz), mesa de som, etc.

Todo esse equipamento também dependerá do tamanho da festa, porque de 100 para 400 convidados existe uma grande diferença da pressão de som que é necessária para agitar a festa.



Então, fica a dica: valorize o fornecedor de som e o rider que é solicitado pela banda. Queremos ganhar essa corrida juntas, afinal, esse evento será um dos dias mais especiais da sua vida, né?

Se tudo isso ainda pareceu muito complicado, fique tranquilx! Estamos aqui para dar suporte em todo esse processo... desde a escolha do fornecedor, a negociação de equipamentos, montagem, etc. Pode contar com a gente!

#backstageCQ #backstage #equipamentosdesom #rider